AGOSTO DOURADO – Hospital Infantil alimentando com carinho 02/09/2021 - 14:19

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e de acordo com a OMS e o UNICEF, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), conta com uma da Sala de coleta de Leite Humano que acolhe e auxilia as mães na ordenha do leite para que os bebês, internados na UTI Neonatal, recebam este rico alimento de sua mãe.

Debora Camillo, que teve a experiência de amamentação recentemente e é fisioterapeuta na UTI neonatal relata que “amamentar é tocar um pedacinho do céu aqui na terra, é sentir o quanto Deus é maravilhoso e perfeito em tudo o que faz”.  Ressalta também que para que conseguisse sentir este céu do qual falou muitas lágrimas foram derramadas, mamilos machucados, mamas empedradas, pouca produção de leite mas o amor gerado é o que dá força e vontade de dar o melhor aos filhos”.

Nem todos os recém-nascidos têm condições de receber o leite materno diretamente de suas mães, então o estímulo à retirada do leite para ofertar através de outros meios como gastrostomia, sonda, copinho, etc, é sempre promovido.

A sala de coleta de leite humano conta com duas ordenhadeiras elétricas e profissionais técnicos de enfermagem habilitados e qualificados, divididos em turnos que auxiliam as mães em todo o fluxo da coleta até o fracionamento, armazenamento e distribuição do leite humano.

Também é possibilitado na sala de coleta o atendimento de mães de outros setores de internação e funcionárias, que necessitem esgotar o seu leite.

Todo leite ordenhado que não é utilizado para o próprio paciente é armazenado e encaminhado semanalmente ao Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, para pasteurização.

Neste mês as servidoras Roseli Ap. Cola, Regiane Q. Afonso e Elisangela D. Freitas fizeram visita técnica ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie com o objetivo de revisar o fluxo de coleta do leite materno e pleitear que um percentual deste leite que é enviado para pasteurização, possa ser devolvido ao HIWM para nutrir outros pacientes. “A quantidade de leite que o Hospital conseguir de volta será de grande importância para um prematuro pois cada ml é muito valioso, pensando nos inúmeros benefícios para o bebê” comenta Regiane Q. Afonso, Gestora da Sala de Coleta de Leite Humano e UTI Neonatal.  

Em comemoração ao Agosto Dourado as equipes da Sala de coleta de leite humano, UTI Neonatal e Equipe multiprofissional, estão desenvolvendo atividades de sensibilização do tema. Além de murais decorativos, lacinhos dourados e lembrancinhas para as mães que estão com seus pacientes internados no momento, as mães que já passaram pela UTI Neonatal e Sala de coleta de leite, estão sendo convidadas a gravar um vídeo falando sobre sua experiência com a fase de amamentação, dentro do Hospital. Os vídeos serão editados e divulgados. 

A Técnica de Enfermagem Rosiane L.C. L. Chagas que atua na sala de coleta de leite humano, conta que quando solicitam os vídeos às mães sempre pedem que seja breve, porém elas se empolgam contando várias experiências positivas, sendo isso muito gratificante para a equipe que se empenha para alcançar a maior taxa possível de aleitamento materno na instituição hospitalar.

Ainda este mês serão realizados eventos no auditório do Hospital sobre o tema, sendo a Enfermeira Rosana Martins e a Fonoaudióloga Liliane de Fatima F. Gallinea as palestrantes.

O grupo de mães que ocorrem todas as terças-feiras, conduzidos pela equipe multiprofissional, está discutindo o tema amamentação no intuito de sensibilizar sobre sua importância no desenvolvimento emocional e físico do recém-nascido. A psicóloga Juliane Gequelin ressalta que “as mães precisam de apoio continuo para perceber que elas não estão sozinhas neste processo”.

O mês de Agosto é para relembramos a importância da amamentação, mas todos os meses do ano as equipes do HIWM se empenham para que a nutrição dos pequenos seja sempre prioridade para sua recuperação e desenvolvimento.

Últimas Notícias