Dia mundial de higiene das mãos é celebrado no HI 09/05/2019 - 08:20

SEmHigMaosHi

O dia 5 de maio foi estabelecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde, como o dia mundial de higiene das mãos e foi celebrado no HI com ações para reforçar a importância da participação de todos.


De acordo com a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos (EA) mais frequentes nos serviços de saúde.


Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Ressalta-se que a resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.


Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.


A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.


O Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) do HI elaborou, para celebrar o dia 5 de maio deste ano, atividades com os pacientes além de outras ações para reforçar a importância deste ato, de higienizar as mãos.


Com o apoio do SAREH/HI as enfermarias foram visitadas para uma atividade com os pacientes, pais e acompanhantes. As crianças pintaram balões imprimindo suas próprias mãos, utilizando uma tinta especial e receberam de presente uma embalagem de álcool em gel.


Um vídeo chamando a atenção para os 5 momentos da higienização das mãos também está sendo exibido nas tv’s do refeitório, além de cartazes nos murais e de divulgação através de e-mail e whatsApp. Um arco de balões, pintados com mãos, foi montado no piso superior, além de um cartaz gigante, tema da campanha, reforçando os 5 momentos.


Na programação da semana ainda está incluída a demonstração do potencial de contaminação das mãos e do celular. A técnica utilizada para a coleta de amostras será o swab e placa de Petri.


De acordo com a enfª Meline Fonseca, do NUCIH-HI estas ações são necessárias e importantíssimas para lembrar a todos os envolvidos no processo terapêutico da importância da higienização das mãos e o quanto isto representa na segurança do paciente.


Meline ainda destaca que as ações com os pacientes foram muito positivas e que, tanto pacientes quanto acompanhantes, podem e devem se assegurar que o profissional que está atendendo naquele momento deve ter higienizado as mãos para realizar o procedimento. É um dever de todos. “As crianças gostaram muito de fazer a atividade, pintando os balões com suas próprias mãos. Acredito que os profissionais, família e pacientes devem ser envolvidos no processo do cuidado seguro, livre de infecções. Todos estão mais atentos sobre este assunto que é de extrema importância para a segurança do paciente”, ressalta Meline.


 

Imagens da Semana:

higmaos

HigMaos

SemHigmaos


Fonte:

https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/noticias/89-5-de-maio-de-2016-dia-mundial-de-higiene-das-maos


Últimas Notícias