Hospital Infantil - FUNEAS comemora o Setembro Laranja
28/09/2021 - 10:43

O mês de setembro é marcado pelo “Dia Mundial da Segurança do Paciente”, que tem como objetivo sensibilizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes e sociedade civil sobre a importância da implementação de estratégias de melhoria do cuidado na prevenção de riscos e danos provenientes do atendimento nos serviços de saúde.

O Hospital Infantil, unidade FUNEAS em Campo Largo, mais uma vez, trabalhou com o tema Segurança do Paciente, que é representada pela cor Laranja, e reservou uma semana cheia de atividades que envolveram toda a comunidade hospitalar.

Além das decorações temáticas foi elaborada uma programação bastante animada com gincana de Tiktoks, jogos temáticos, palestra, sorteio de brindes e painel para registrar fotografias com os Heróis do cuidado. Juntamente com o tema “Somos todos Heróis” foram disponibilizadas fantasias de super heróis para aludir à força, perseverança e conhecimento das equipes para o atendimento seguro ao paciente.

A Nutricionista Roseli Cola, que desenvolveu as etiquetas referentes ao tema para afixar nas marmitas dispensadas aos pacientes, comentou que “somos todos responsáveis pela segurança do paciente e precisamos cumprir nossa parte para que o cuidado seguro seja aplicado”.

Foram mais de 300 participações no evento que contemplou áreas assistenciais diurnas e noturnas, áreas administrativas e setores de apoio.  A Técnica de Enfermagem Bruna (UTI Neonatal), que participou ativamente da decoração disse que a iniciativa era para deixar o ambiente descontraído sem deixar de lembrar o quão importante é o tema.

Os protocolos de Identificação do Paciente, Cirurgia Segura e Comunicação foram os principais trabalhados neste ano, e a ênfase neste último se fez necessário visto ser o que permeia todos ou outros protocolos e atividades nos serviços de saúde. “Trabalhar a comunicação eficaz é difícil, mas de extrema importância, pois o que é claro para mim nem sempre é para o outro, então o óbvio precisa sempre ser dito, além de confirmarmos as informações que nos passam para evitarmos o engano” relata Derik D. de Almeida, Gestor dos Ambulatórios.

A Diretora Geral Maria Isabel da Cunha parabenizou todas as equipes e organizadores e considerou como um evento ímpar no envolvimento de todos. “Conseguimos mesclar as equipes de uma forma leve, divertida e educativa. Acredito termos atingido nossos objetivos na sensibilização de mais pessoas sobre o tema”.

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