PROADI-SUS - Projeto será implantado no HI para reforçar a segurança do paciente. 19/03/2019 - 08:40


PROADI SUS Waldemar Monastier Hospital

Nos dias 11 e 12 de março o Hospital Infantil Waldemar Monastier recebeu a visita das facilitadoras do Hospital Moinhos de Vento, Farmacêutica Vitória Ramos e Enfermeira Maristênia Araújo, para a avaliação diagnóstica do HI, na implementação do projeto “Paciente Seguro”, do programa PROADI-SUS.


A Associação Hospitalar Moinhos de Vento, é uma instituição privada com sede no Rio Grande do Sul, e prestará assistência ao Hospital Infantil para a implementação de novas estratégias que resultarão na melhoria dos processos internos e no desempenho de ações para a segurança do paciente.


O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), foi desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira. 


O objetivo do projeto é a disseminação de práticas e ferramentas de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 60 hospitais até dezembro de 2020.


Proadi SUS hospital Infantil Waldemar Monastier Moinhos de Vento

O diretor Geral do HI, Adriano Huber Junior, acredita que a implantação do projeto no hospital ocorre num momento oportuno, por se tratar de uma importante ferramenta para a capacitação dos colaboradores, incentivando o desenvolvimento profissional. “Os participantes recebem informações, interagem com a equipe do projeto, e de outros hospitais, e assim implementam o conhecimento adquirido em suas atividades diárias, melhorando a eficiência do serviço prestado pelo hospital à população”, afirma Huber.
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Na visão do diretor técnico, Dr. Flávio Alcantara Salles, o Hospital Infantil tem mais uma oportunidade de trabalhar com sua equipe de colaboradores os cuidados com qualidade e segurança do paciente, num programa de reconhecimento nacional. “Estamos sempre em busca de melhorar os processos, independentemente de selos ou certificações, como já fizemos nos anos anteriores”, afirma. Salles entende também que o PROADI-SUS, é mais uma grande oportunidade para troca de experiência e inovações. “A equipe do HI sempre mostra competência e comprometimento.A cada desafio subimos mais um degrau, em busca do melhor para nossas crianças e adolescentes e o reconhecimento que buscamos é a confiança de prestar atendimentos com processos alinhados, seguros, analisados e sempre melhorados ", finaliza.

A diretora de Enfermagem do HI, Enfª Regiane Decól de Souza, entende o projeto como uma grande oportunidade para a instituição, pois vem de encontro com os objetivos do hospital,  principalmente porque preza pela segurança das crianças hospitalizadas.  Ressaltou também a importância do HI ter sido o segundo hospital pediátrico contemplado no programa, e que possivelmente irá agregar muito nos processos internos, considerando a particularidade perante a especialidade pediátrica, bem como a importância da troca de experiência com  instituições de excelência, que irá agregar e gerar bons resultados. “Acredito muito e estou animada com o  projeto, pois temos uma equipe de enfermagem extremamente qualificada e comprometida”, disse Regiane.


A coordenadora da Qualidade no HI, enfª Elisângela Dalmaz Freitas, explica que o hospital foi inscrito no programa no final de 2018 e, em janeiro deste ano, recebeu a confirmação da contemplação, dentre mais 45 hospitais do País. Inicialmente eram 15, e agora são 60 ao todo. “Nossa expectativa é que possamos aprender melhor a trabalhar com os Protocolos de Segurança do Paciente que é uma meta do programa, e pelos trabalhos iniciais percebi que estamos no caminho certo para aumentar a Segurança do Paciente. Já trabalhamos bastante com esse tema e com certeza faremos um trabalho ainda melhor com a ajuda das facilitadoras”, explica Elisângela.


As etapas do processo consistem em Visitas de diagnóstico, já realizada, e em outras de monitoramento, além de reuniões remotas à distância. Relatórios de ações e indicadores serão enviados mensalmente para verificação do cumprimento das metas.

PROADI SUS

O NQSP – Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente organizou palestras no auditório do hospital, em duas sessões, para explicar aos funcionários do HI sobre o projeto, a importância, e a necessidade do engajamento de todos para que a cultura de segurança do paciente seja aplicada de forma prática, utilizando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Auditório Hospital Infantil - Proadi Sus


Proadi Sus palestra HI

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE


Como vantagens para o Hospital Infantil se destacam:

         Aumentar a Segurança para o paciente;

Últimas Notícias