Quem foi Dr. Waldemar Monastier?

Nascido em 22 de outubro de 1910, o médico pediatra Dr. Waldemar Monastier, marcou a história da medicina em Curitiba, cidade onde nasceu e morou. Sempre à frente de sua época, o médico inovou na forma de atender as crianças, por se preocupar não apenas com a saúde, mas com a formação do cidadão. Filho de Vitória Kobe Monastier e Estevão Monastier, cresceu vendo seu pai comercializar madeira e desenvolver equipamentos que aprovei­tassem todo o material e agilizasse o processo de fabricação. Waldemar estudou no Grupo Escolar Xavier da Silva e no Ginásio Paranaense. Cursou o ensino superior na Faculdade de Medicina do Paraná, hoje Universidade Federal do Paraná. Na faculdade, se tornou amigo do professor César Pernetta, considerado um ícone da pediatria nacional, que ofereceu ao jovem estudante o primeiro estágio na área médica, no então Hospital de Crianças, hoje Hospital Pequeno Príncipe. A experiência foi determinante para que o médico escolhesse a pediatria. Concluída a faculdade em 1935, continuou seu trabalho no Hospital de Crianças até 1939, quando foi estudar em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no Mount Sinai Hospital. Foi nesta instituição que o médico conheceu o funcionamento de um sistema de banco de leite humano, assunto pouco falado no Brasil. Quando voltou, trouxe a técnica para o Hospital de Crianças. Era uma novidade, e virou um lema de trabalho para Dr. Monastier, como gostava de ser chamado, que passou a incentivar a amamentação até os seis meses de vida. A busca por conhecimento e a vontade de aprender novos tratamentos, fez com que nos anos 70, a convite do Conselho Britânico, fosse estudar em Londres. Anos depois, retomou os estudos em Buenos Aires, para se aperfeiçoar em alergias infantis.Trabalhou como médico até os 74 anos de idade, e durante sua vida profissional, atendeu no Hospital de Crianças, no Senac , na Associação dos Servidores Públicos do Paraná, no IPASE (Instituto de Pensões e Assistência aos Servidores do Estado), no Hospital Nossa Senhora das Graças e no Hospital São Vicente, além de atender em sua clínica, onde dedicava mais tempo aos pacientes e aos pais. Esta relação próxima com as famílias fez com que o médico se especializasse na conduta infantil, que resultou em um livro chamado "Eduque seu filho para o ano 2000", publicado em 1969. A obra abordava a importância do amor, da sinceridade, da liberdade para a educação das crianças. Também falava de temas como a adoção, a chegada do irmão, o papel da avó na formação dos netos, e trazia uma mensagem aos adolescentes, onde orientava sobre a o combate aos tóxicos. Com o apoio de um jornal de grande circulação, organizou uma campanha de combate ao uso de drogas com foco na conscientização das crianças sobre os riscos do consumo. Na televisão, também teve um programa chamado "Seu filho, sua vida", onde orientava os pais sobre a educação dos filhos.
Dr. Monastier participou da criação da Sociedade Paranaense de Pediatria, fez parte da Associação Médica do Paraná, do Conselho Regional de Medicina, da Sociedade Brasileira de Pediatria e foi diretor da Associação Americana de Pediatria.
Ele casou em 25 de março 1940, com Eucídia Guimarães Monastier, e com as ideias que trouxe dos Estados Unidos, começou a orientar a construção do novo imóvel da família, que trazia uma inovação para época: um banheiro integrado ao quarto do casal, algo que ninguém imaginava. O casal teve um filho, Gilberto Guimarães Monastier, e viveram nesta casa por muitos anos.
Dr. Monastier também escreveu artigos científicos, crônicas para jornais, contos, e chegou a publicar um livro de poesias. Na casa da família Monastier é possível encontrar também diversos quadros pintados por ele, que mostram sua sensibilidade para as artes. O médico faleceu aos 76 anos, por problemas cardíacos. Em 2009, teve seu nome dado ao Hospital Infantil, como homenagem pelo trabalho realizado com as crianças.

• Dra. Waldemar Monastier