Hospital Infantil sedia palestra sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH 25/07/2017 - 15:30

TDAH

Com o objetivo de orientar educadores da rede municipal de ensino dos municípios de Campo Largo e Balsa Nova, o Hospital Infantil Waldemar Monastier sediou, na manhã desta terça-feira (25), a palestra do médico psiquiatra, Dr. Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, com o tema: Transtornos do comportamento de crianças e adolescentes, promovido pelo SAREH – Serviço da Rede de Escolarização Hospitalar, do governo do Paraná, que atua no hospital.

Na palestra Azevedo defendeu a importância do vinculo familiar para a saúde mental da criança e adolescente, sobre os fatores que repercutem no comportamento da criança e principalmente sobre TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e geralmente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade são características deste transtorno.

Azevedo alertou a plateia que nem todos os casos relacionados podem ser considerados TDAH, a manifestação de um ou alguns sintomas isoladamente e de forma pontual não caracteriza o TDAH, para isso é necessário um diagnóstico clinico, baseado em relatos da família e professores.

Para Rozeli de Fátima Pissaia Gabardo Pereira, responsável pelo SAREH no Hospital Infantil, é necessário que todos os envolvidos no processo de educação da criança e do adolescente tenham condições de identificar os principais sintomas do transtorno. “Com a família bem orientada, o serviço de saúde que possa fazer o tratamento adequado e, principalmente, no ambiente escolar, que na grande maioria dos casos é onde se identifica os sintomas e faz o encaminhamento ao tratamento médico, é possível tratar o TDAH. As diretoras receberam as informações e tem a função de replicar em suas escolas.”ressalta Rozeli.

Para a diretora da Escola Municipal Dona Fina, de Campo Largo, Célia Baridoti Cerqueira, a palestra trouxe informações para trabalhar com a realidade escolar e abriu novos horizontes, de como detectar o problema utilizando os questionários. “Foi uma palestra esclarecedora que contribuiu muito para o nosso dia-a-dia em sala de aula”, afirmou Célia.

De acordo com a psicóloga Josimari Stanki, da Secretaria municipal de Educação de Balsa Nova, que atua na avaliação e encaminhamento de crianças e adolescentes nestes casos, revela que há um índice significativo de crianças portadoras de sintomas recorrentes da TDAH nas escolas municipais, e as informações da palestra são importantes para a orientação de pais e professores, e também para que tenham um tratamento adequado, principalmente na esfera da saúde pública. “A palestra do Dr. Luiz ajudou muito na compreensão do tratamento e medicação adequados e o quanto podemos melhorar na orientação e encaminhamentos que podemos oferecer aos alunos” explica Josimari.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional de Campo Largo, Miriam Braga Zotto fez um agradecimento especial ao palestrante pelas informações, principalmente porque o problema do TDAH é frequente nas escolas e em muitos dos casos os professores não tem este entendimento. “A palestra de hoje é esclarecedora e vai nos ajudar, principalmente nos encaminhamentos dos alunos que suspeitamos que tem TDAH, e de como proceder. A questão do preenchimento do questionário por parte de pais e de professores contribui significativamente auxiliando o profissional médico a encontrar o tratamento adequado", complementa Miriam.

O palestrante Dr. Luiz Renato Ribeiro de Azevedo destacou que a palestra proporcionou, em primeiro lugar, a possibilidade da formação de um vínculo entre Secretaria de Saúde e área de educação e, ao educador, a possibilidade de conhecer os principais sintomas do transtorno e contribuir com o diagnóstico e o tratamento do TDAH. “É uma patologia que exige o envolvimento multiprofissional, da escola, dos pais, dos médicos, dos psicólogos e assim por diante”, finaliza Azevedo.

O SAREH do Hospital Infantil está programando uma nova edição da palestra, ainda sem data marcada, e desta vez direcionada ao treinamento de pedagogos da rede municipal de ensino.

TDAH