Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Infantil tem diversas atuações; a primeira delas é a normativa, na qual são estabelecidas as regras a serem seguidas por todos os profissionais da saúde que exerçam suas atividades no sentido de minimizar os riscos para a ocorrência de infecção hospitalar.

A segunda frente de atuação é a Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares, através da qual os casos de infecção hospitalar são detectados e analisados. Através da análise dos dados coletados, os profissionais da CCIH podem diagnosticar quais são e onde estão as infecções hospitalares no Hospital Infantil. Conhecendo estas peculiaridades, a CCIH propõe ações que visam minorar o problema.

As ações educativas constituem a terceira forma de atuação da CCIH. Todos os profissionais estão em constante atualização, seja através de literatura especializada ou por participação em simpósios e outros eventos relacionados. Uma vez atualizados, os profissionais tratam de estudar a aplicabilidade dos novos conceitos ou tecnologias no Hospital. A CCIH tem como responsabilidade, ainda, a difusão destes novos conhecimentos para os outros profissionais do Hospital, através de palestras, cursos ou comunicação impressa. Ainda dentro das ações educativas, estão incluídas as reuniões, palestras e o contato diário com os demais profissionais do Hospital, quando as orientações sobre normas e condutas são reforçadas.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/ Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atualmente desenvolve um programa com as seguintes ações:

- Campanha de lavagem das mãos; 
 - Treinamento em serviço dos profissionais no que se diz respeito ao controle de infecção hospitalar (CIH); 
 - Estabelecimento de medidas de precauções e isolamento;
 - Trabalho em conjunto com a farmácia/terapêutica no programa de racionalização do uso de antimicrobianos;
 - Elaboração e divulgação de relatórios sobre ocorrências relacionadas ao serviço de controle de infecção à Vigilância Sanitária;
 - Coleta de dados e emissão de relatórios contendo o perfil de sensibilidade e resistência dos microorganismos aos antimicrobianos padronizados na instituição;
 - Monitoramento do programa de gerenciamento de resíduos com ênfase na segregação e tratamento destes;
 - Controle microbiológico da água e monitoramento da limpeza dos reservatórios;
 - Reuniões periódicas da comissão para resolução dos temas;
 - Comunicação de doenças de notificação compulsória à Vigilância Epidemiológica;
 - Acompanhamento dos casos de acidentes com material biológico;
 - Acompanhamento e avaliação dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização;
 - Parecer técnico baseado na literatura em respostas as solicitações das diretorias com relação às dúvidas geradas em diferentes setores, referentes à infecção hospitalar;
 - Visitas às unidades de internações com elaboração de relatórios técnicos.

Finalmente, cabe a CCIH a investigação de surtos de infecção hospitalar, quando ocorrerem. O Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) é um órgão responsável por estas ações.